Início

Yoga

Yoga Séniores

Yoga Mindfulness

Yoga Terapia

Horários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mindfulness Yoga

Mindfulness pode ser traduzido como Atenção Plena e significa prestar atenção intencionalmente e sem julgamentos à nossa experiência. É um estado de atenção em que aprendemos a tomar consciência da realidade, tal como ela é, no momento presente.
O yoga sempre existiu como uma prática em que, mais do que trabalhar o corpo, se pretende trabalhar a concentração, a capacidade de relaxar e de nos sentirmos bem na nossa pele.
Então juntarmos ao yoga um elemento de mindfulness significa que este será um espaço onde iremos trabalhar o corpo mas também a atenção, a nossa capacidade de estarmos connosco mesmos, de observarmos, sem julgamentos, a nossa experiência momento a momento.

Como decorrem as aulas de Mindfulness Yoga? 

           Nestas aulas, geralmente, começamos com alguns asanas (exercícios de alongamento e fortalecimento) trabalhando suavemente o corpo e ao mesmo tempo a nossa capacidade de estar com a nossa experiência momento a momento e de observar a nossa experiência. Cada asana ou postura produz efeitos e sensações diferentes no corpo, na respiração e nos músculos que trabalha. Através da atenção plena podemos aprender a observar essas sensações, observar os efeitos de cada posição no corpo, mas também na mente e até nas emoções. Assim, mais do que uma forma de trabalhar o corpo e de manter a sua saúde, nestas aulas os asanas servirão como ferramentas para nos centrar no presente, no aqui e agora em cada instante da nossa prática. Para além de nos focarmos no corpo a atenção estará sempre também voltada para a respiração que influencia e é influenciada pelas posições e pelos movimentos que vamos fazendo. Depois dos asanas, fazemos geralmente uma meditação deitada, em que tomamos consciência e observamos os efeitos de todo o trabalho que fizemos no corpo. Esta é uma parte da prática que, geralmente, abre espaço para que se aprofundem algumas sensações de relaxamento, embora este não seja necessariamente um objectivo.
            No final há um espaço para a meditação sentada em que exploramos diferentes práticas de meditação mindfulness.

Para saber mais sobre o Mindfulness e os seus benefícios pode ler os seguintes artigos:

Viver no presente, por Laura Sanches

Meditação: Aprender a Viver Melhor, por Laura Sanches

A Meditação como Ferramenta Terapêutica, por Laura Sanches

Mindful Yoga, por Jon Kabat-Zinn

Um Espaço de Qualidade dedicado ao Crescimento e Bem-Estar
Todos os direitos das imagens deste site estão reservados e não podem ser reproduzidas sem autorização dos autores